sexta-feira, 21 de junho de 2013

Orgulho, medo e esperanças!

Apesar de muitas pessoas terem ficado insatisfeitas por falta de repercussão nacional, alguns por falta de badernas para chocar a opinião pública e deixar “lembranças” da passagem das milhares de pessoas pelas ruas do Recife...

...muito me ORGULHO em ver que a manifestação mostrou que aqui em Pernambuco, nós também temos força para dialogar de igual para igual com os governantes. De ter visto uma enorme  quantidade de idosos com a cara pintada e segurando a bandeira do Brasil nas ruas, os que já não podiam caminhar com tanto vigor ficaram em suas janelas flamulando suas bandeiras, lençóis, toalhas, cangas, piscavam as luzes e lanternas e cantavam com a multidão que passava. Isso (ao meu ver), mostra o que eles querem em uníssono com muitos jovens: um Brasil melhor.


Tenho MEDO, por extremistas e baderneiros, estudantes crítico-exaltados por DCEs e núcleos jovens de partidos políticos, que ao olharem para trás, vêem a história e ao invés de analisá-la sobre um novo prisma, o de nossa atual época, quer repetir o fomato de luta com embates corpo-a-corpo, com destruições, impactos de mídia e muitas perdas.  Diante de atitudes inflamadas o chavão “O povo que não conhece a sua história está condenada a repeti-la” perde a sua força.

A "dispersão" se deve realmente a falta de liderança, que tem um lado bom: que é a espontaneidade de quem está indo para as ruas, não existe um líder com seu discurso carregado de ideologias guiando um rebanho; e o lado ruim, que é a falta de unidade nas revindicações, mas isso se resolve com diálogos, conversas que podem acontecer em assembléias, ruas ou aí onde você está sentado, em frente ao seu computador. Afinal hoje temos meios de comunicação que podem nos ligar a cada um que tem uma petição e um desejo a realizar para a melhoria do país. Eu consigo ver que a manifestação de ontem demonstrou força e engajamento com o movimento nacional.

 

Tenho ESPERANÇAS de que esses movimentos gerem mudanças, se não foram transformações significativas e imediatas nos governos, que ao menos na forma de pensar das pessoas. Quero que os sentimentos que afloraram dêem frutos; esses sentimentos que muitos nunca tiveram, sirva de força motriz para se emprenhar em melhorar as suas vidas e as vidas dos seus vizinhos, melhorar seu país.

 
Esperei para escrever isso após participar da passeata aqui em Recife, e esperei um dia e meio para poder digerir e acalmar as emoções e sentimentos após ir para as ruas, mas sinto que tudo que eu sentia ao ver as outras manifestações pelo Brasil, aqueles arrepios, nó na garganta, lágrimas eminentes e coração apertado, o orgulho, o medo e as esperanças, tudo só se intensificou!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Kristopher Kim
Um mundo antes de ser um homem!